Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 15.1 - Ex. 59
59. Os anidridos ácidos de nitrogênio comuns são Escreva as fórmulas dos ácidos correspondentes e as equações químicas da formação dos ácidos pela reação dos anidridos com água.
Passo 1
Uma equação química completa deve indicar o estado físico dos reagentes e produtos. Isso é feito a partir de subscritos entre parênteses. Para isso usamos: (g) para gasosos, (s) para sólidos, (l) para líquidos e (aq) para aqueles que estão em solução aquosa.
Além disso, o número na frente das substâncias químicas indica as proporções entre os números de mols dos compostos envolvidos. Esses números são chamados coeficientes. Caso não tenha nenhum número, entendemos que ali existe um “1”.
Para fazer o acerto dos coeficientes das reações químicas, utilizamos o método das tentativas, que consiste apenas em contar o número de átomos dos reagentes e dos produtos. Para facilitar, podemos começar acertando os metais. Em seguida os ametais, depois oxigênio e por último o hidrogênio. Nesta ordem: 1º Metais, 2º Ametais, 3º Carbono, 4º Hidrogênio e 5º Oxigênio.
Os oxiácidos são formados pela reação de um anidrido (óxido ácido) com a água. Nessa reação, o NOX do ametal não varia.
Passo 2
- A fórmula do ácido anidrido de A equação química para a formação do ácido é a seguinte:
- A fórmula do ácido de anidrido de A equação química para a formação do ácido é a seguinte:
- A fórmula do ácido de anidrido de A equação química para a formação do ácido é a seguinte: