Com base na estrutura de Lewis, coloque as seguintes moléculas ou íons na ordem decrescente de comprimento de ligação: a ligação NO em NO, NO2 ,NO3-. Explique seu raciocínio.
Passo 1
Nessa questão, temos que comparar o comprimento da ligação NO nas três diferentes moléculas. Depois, colocar em ordem de maior comprimento de ligação para menor comprimento de ligação.
Pera, mas o que é comprimento de ligação? Vamos imaginar que dois átomos estão fazendo uma ligação, neste caso, um átomo de Nitrogênio e outro de Oxigênio. O comprimento da ligação N-O seria a distância entre o centro do átomo de N e o centro do átomo de O, que fazem uma ligação covalente. Em outras palavras, seria a distância internuclear no mínimo de energia potencial dos dois átomos.
Passo 2
Vamos desenhar as estruturas de Lewis de cada composto, Lembrando que o Nitrogênio, por ser menos eletronegativo vai servir como átomo central.
NO
NO2
NO3-
Passo 3
Primeiramente, vamos perceber que tanto a estrutura do NO2, quanto do NO3- entram ressonância e o comprimento de ligação é intermediário entre uma ligação simples e uma ligação dupla, o que faz com que as duas tenham um comprimento de ligação igual.
Tendo percebendo isso, podemos partir para a teoria, para matar essa questão!
Sobre ligações entre os mesmos átomos é importante notar que ligações múltiplas são mais curtas que ligações simples. Ou seja, em ordem decrescente, temos:
As ligações simples (mais longas) > ligação dupla > Ligação tripla
O que fazemos com a tal da ressonância?
Ah, isso é simples, só estamos esquecendo de pensar no seguinte: O comprimento das ligações da Ressonância é intermediário entre as ligações duplas e as ligações simples (porém, com o valor mais próximo do da ligação dupla).
Portanto, a ligação tripla é a mais curta e as estruturas ressonantes têm o mesmo comprimento.
NO2 = NO3->NO
Resposta
NO2 = NO3->NO