O composto p-azoxianisol forma um cristal líquido. Colocam-se 5,0 g do sólido num tubo de ensaio, que é então evacuado e selado. Com a regra das fases, prove que o sólido irá se fundir a uma temperatura bem definida e que a fase do cristal líquido terá uma transição para uma fase líquida normal a uma temperatura bem definida.

Passo 1

Falaaaaaaaaaaaaaaaa Tribuxo?

Bora resolver mais uma questão!?

Para conseguirmos resolver esse exercício vamos precisar analisar o enunciado, ok?

Ele nos diz que nosso tubo está selado, então vamos começar pensando o que acontece quando a gente aquece a água tampando a saída do vapor?

Água condensa na tampa, certo?

Então, o mesmo ocorre aqui, beleza aqui já temos uma fase, vamos guardar essa informação.

A primeira frase do exercício já nos dá uma dica, ele fala que o nosso composto forma um CRISTAL LÍQUIDO, e adivinha o que temos nesse momento?????????????

A fase sólida e líquida, então temos duas fases aqui.

Então, aqui temos três fases.

Acabamos de analisar o enunciado???

NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOO, temos mais uma informação, que existe uma temperatura onde o sólido irá se fundir para uma fase líquida. Ok, vamos lembrar um pouco dos estados físicos, mais precisamente do ponto de fusão.

Vamos relembrar do ponto de fusão, quando uma substtância está nesse ponto, siginifica que ela está passando para o estado líquido, então ela terá o estádo sólido e líquido ao mesmo tempo, mas aqui nós já começamos com ela num estado sólido-líquido mudando para líquido, então teremos ela no estado líquido inicial, no líquido normal e no gasoso, novamente três fases.

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhh, e o exercício está falando de apenas um composto, isso será importante.

Passo 2

A fórmula da regra de fases, é:

F = C - P + 2

Onde F é o grau de liberdade, C o número de compostos, e P o número de fases.

O nosso F será zero, poque temos um ponto triplo, onde coexistem três fases simultaneamente.

Podemos provar que existe uma temperatura específica determinando pela fórmula o número de fases (eu sei que já sabemos pela interpretação do enunciado) e para isso iremos usar os valores de F e C :

0 = 1 - P + 2

P = 3

Bora matar mais uma!

Resposta

A prova está nos passos acima

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma substância nova, desenvolvida em laboratório, tem as seguintes propriedades: ponto de fusão normal, 83,7 °C; ponto de ebulição 177°C; ponto triplo, 200 Torr e 38,6°C. (a) Esboce o diagrama de fase
Use a Figura 9.7 para predizer o estado de uma amostra de CO2 nas seguintes condições: a) 6 atm, -80°C; b) 1 atm, -56°C; c) 80 atm, 25°C; d) 5,1 atm, -56°C.
O aparelho do Exercício 9.110 foi novamente evacuado. Em seguida, 35,0 g de clorofórmio, C H C l 3 , são colocados no balão A e 35,0 g de acetona, C H 3 C O C H 3 , no balão B. O sistema entra em equi
Com os dados a seguir, construa o diagrama de fases do benzeno nas vizinhanças do ponto triplo, a 36 Torr e 5,50°C: ∆ f a s H = 10,6K Jm o l - 1 , ∆ v a p H = 30,8K Jm o l - 1 , p s = 0,891gc m - 3 ,
Numa investigação sobre as propriedades termofísicas do tolueno apresentou duas expressões analíticas para duas curvas de coexistência. A Curva da coexistência do sólido com o liquido é dada por: p b