Defina: *(a) digestão. (b) adsorção. *(c) reprecipitação. (d) precipitação a partir de uma solução homogênea. *(e) camada do contra-íon. (f) solução-mãe. *(g) supersaturação.

Passo 1

E aí pessoal, beleza?

Vamos definir o que se pede em cada item:

  1. A digestão ocorre quando um precipitado é aquecido por pelo menos uma hora na solução em que foi formado.
  2. A adsorção é quando uma substância, seja ela sólido, líquido ou gás prende-se na superfície de um sólido. Um exemplo bom para lembrar esse conceito é quando coloca-se carvão no interior da geladeira para retirar algum cheiro ruim. Isso ocorre porque o carvão consegue fazer a adsorção dos gases que provocam esse odor na geladeira.
  3. A reprecipitação ocorre quando um sólido que já foi filtrado é dissolvido novamente na solução e novamente precipitado, o que diminui a concentração do contaminante na solução.
  4. Passo 2

  5. A precipitação a partir de uma solução homogênea é quando um precipitado se forma a partir da geração lenta de um reagente precipitante em toda a solução de maneira homogênea.
  6. A camada contra-íon é formada pelo excesso de íons negativos que balanceiam a carga de superfície da partícula.
  7. Passo 3

  8. A solução-mãe, como o nome sugere, é a solução em que o precipitado foi formado.
  9. A supersaturação é um sistema no qual uma solução está em estado instável que contém maior concentração de soluto do que uma solução saturada. Isso pode ser atenuado pela precipitação do soluto em excesso.

Fechou! Vamos pra próxima?

Resposta

Resposta na resolução.

Exercícios de Livros Relacionados

Quais as características estruturais de um agente quelante?
Explique a diferença entre: *(a) um precipitado coloidal e um cristalino. (b) um método de precipitação gravimétrico e um método de volatilização gravimétrico. *(c) precipitação e co-precipitação. (d)
Como a supersaturação relativa pode variar durante a formação do precipitado.
O ácido monocloroacético (ClCH2COOH) utilizado como conservante em 100,0 mL de uma bebida carbonatada foi extraído em éter dietílico e então retornado à solução aquosa como ClCH3COO pela extração com