Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 16.1 - Ex. 52
Descreva as alterações que podem ocorrer nas propriedades de um composto quando ligantes de campo fraco são substituídos por ligantes de campo forte.
Passo 1
Beem teórica esta, não é?
Mas vamos com muita calma.
A energia relativa dos ligantes permite controlar a cor de um complexo, assim como seu magnetismo.
Como os ligantes de campo fraco geram pequenas dispersões, os complexos que eles formam absorvem radiação de baixa energia e comprimento de onda longo. Os comprimentos de onda longos correspondem à luz vermelha e, portanto, esses complexos exibem cores próximas ao verde.
Como os ligantes de campo forte resultam em grandes separações, os complexos que eles formam devem absorver a radiação de alta energia e comprimento de onda curto, correspondendo à extremidade violeta do espectro visível. Portanto, pode-se esperar que esses complexos tenham cores próximas a laranja e amarelo.
Então a primeira alteração que observamos é a alteração da cor!
Antes que observar a próxima mudança, vamos conceituar algo bem interessante.
Uma substância com elétrons não emparelhados é dita paramagnética e é puxada para um campo magnético. Enquanto que uma substância sem elétrons desemparelhados é diamagnética e é empurrada para fora de um campo magnético.
Muitos complexos de metal d possuem elétrons d emparelhados e, portanto, são paramagnéticos.
Quando temos um complexo de spin alto vai haver mais elétrons não emparelhados do que um complexo de baixo spin. Sendo assim, o complexo de alto spin é, portanto, mais fortemente paramagnético do que um complexo de baixo spin com o mesmo número de elétrons d.
Então as propriedades magnéticas também se alteram!
Mais uma pronta, não é?