Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 16.1 - Ex. 97b
Enunciado Um sal sólido cor de rosa tem a fórmula CoCl3·5NH3·H2O. Quando AgNO3 é adicionado a uma solução cor de rosa que contém 0,0010 mol do sal, 0,43 g de AgCl precipita. O aquecimento do sal produz um sólido púrpura de fórmula CoCl3·5NH3. (b) Quando AgNO3 é adicionado a uma solução que contém 0,0010 mol do sal púrpura, precipita 0,29 g de AgCl. Qual é a fórmula correta e o nome do sal púrpura?
Passo 1
Para encontrarmos a fórmula correta temo que saber quantos cloros estão no contra íon, para isso iremos usar as informações do enunciado.
O problema nos diz que 1 mol do sal rosa reage com AgNO3 formando 0,43 g de AgCl. Como em um mol de sal rosa temos três mol de cloreto, podemos concluir que:
Depois o enunciado nos diz que uma certa quantidade do sal púrpura reagiu com AgNO3 formando 0,29 g de AgCl, podemos escrever que:
Fazendo uma regra de três:
Dividindo pela massa molar, para descobrir o número de mols, temos 2 mol de Cl
Passo 2
Para podermos dar nomenclatura correta do sal purpira, primeiro temos que primeiro encontrar a fórmula correta do complexo, para isso vamos seguir a seguinte ordem:
Um ponto importante que devemos notar é que podemos ter mais de um ligante, tanto neutro quanto negativo, por isso devemos colocar em ordem alfabética.
Observando a fórmula mínima do complexo que está no enunciado, , e como sabemos que apenas dois cloretos estão no contra íon podemos concluir que:
Nesse sal ambos os ligantes são neutros, mas por ordem alfabética o NH3 vem antes do H2O.
Passo 2
Agora que temos a fórmula correta do sal podemos dar a nomenclatura correta. Para isso seguiremos a seguinte ordem:
Portanto, o nome do sal será:
Cloreto de pentaaminacloridocobalto III
Os nomes dos ligantes devem ser escritos sem separação, além disso, devemos por os prefixos que indicam a quantidade de cada ligante
Resposta
Cloreto de pentaaminacloridocobalto III