Escreva três estruturas de Lewis do íon isocianato, CNO-, que seguem a regra do octeto (incluindo a estrutura mais importante). Diga qual das três é a mais importante e explique sua escolha.
Passo 1
Vamos identificar o elemento central entre os três, Carbono, Nitrogênio e Oxigênio.
Cada um dos átomos será o átomo central e a estrutura mais importante é a que tiver a carga formal mais próxima de zero possível, certo?
Passo 2
Começamos fazendo o Nitrogênio como átomo central e vamos alocando as ligações para que achemos arranjos diferentes com carga total final -1.
Os arranjos estão descritos abaixo:
1)
Neste caso, o oxigênio está estável e faz duas ligações com o nitrogênio. O Carbono também fará duas ligações com o Nitrogênio.
Com isso, o Nitrogênio tem 4 ligações e fica com uma carga positiva. O Carbono, que deveria fazer 4 ligações está fazendo duas, com isso, fica com 2 cargas negativas.
Repare que a carga total do íon é -1.
2)
Neste caso, o oxigênio está fazendo apenas uma ligação e por isso tem uma carga negativa. O Nitrogênio faz 3 ligações com o Carbono, totalizando 4 ligações e por isso tem uma carga positiva. Já, o carbono tem uma carga negativa.
Repare que aqui também temos uma carga total -1.
3)
Por último, o carbono aqui está fazendo uma ligação apenas com o Nitrogênio, enquanto o Oxigênio faz 3 ligações com o Nitrogênio. No fim, o Carbono tem carga -3, Nitrogênio carga positiva e oxigênio também carga positiva.
Também temos carga final -1.
Passo 3
O passo final é escolher o composto mais estável, ou seja, o mais importante. Este será o com cargas formais individuais mais próximas de zero.
Isto ocorre quanto temos cargas respectivamente -1, +1 e -1