2.66) Em cada um desses íons ou compostos, um átomo viola a regra do octeto. Identifique-os e explique o desvio da regra:
- BrF3
- BH3
Resolução 2.66
Vamos resolver mais uma questão sobre a regra do octeto? Então se prepare. Para isso vamos precisar dos seus conhecimentos sobre tabela periódica, ligações covalente e regra do octeto.
Passo 1
Analisar a família para extrair o número de elétrons na camada de valência dos elementos.
Passo 2
Desenhar a estrutura de Lewis
Passo 3
Analisar a regra do octeto acerca do átomo central.
Resposta
- BrF3
- BH3
Na molécula acima, ambos os elementos (Bromo e Flúor) pertencem a família 7A e possuem 7 elétrons na camada de valência. Portanto, a estrutura de Lewis fica da seguinte forma:
A regra do octeto diz que: “em uma ligação química um átomo tende a ficar com oito elétrons em sua camada de valência no estado fundamental, semelhante a um gás nobre". De acordo com a estrutura de Lewis, em torno do átomo central, existem 10 elétrons. Portanto, ocorre o desvio da regra do octeto.
O hidrogênio possui 1 elétron na camada de valência, e a estabilidade do átomo de hidrogênio é alcançada quando ele recebe um elétron na camada de valência. Já o boro (B) pertence a família 3A, tem 3 elétrons na camada de valência e precisa de 8 elétrons para alcançar a estabilidade química. De acordo com os dados, a fórmula de Lewis é:
Assim, pela regra do octeto, o átomo central (B) deveria ter 8 elétrons para alcançar a estabilidade química, entretanto, só possui 6, ocorrendo desvio da regra.