O esqueleto do cátion tropílio, C7H7+, é um anel de sete átomos de carbono, com um átomo de hidrogênio ligado a cada carbono. Complete a estrutura colocando as ligações múltiplas nas posições adequadas. Estruturas de ressonância são possíveis. Desenhe todas as que puder. Determine a ordem de ligação de C-C.

Passo 1

Primeiramente vamos analisar os carbonos e onde colocaremos a carga negativa.

Temos a seguinte estrutura que satisfaz as nossas expectativas, partindo das informações e da estrutura dada pelo enunciado.

Passo 2

Como a estrutura acima é um ciclo de 7 carbonos e são possíveis no máximo 3 ligações duplas, então teremos que ter uma carga positiva para chegarmos na formula da molécula do enunciado. Portanto, a estrutura que criamos está correta. Temos que checar a ressonância.

Passo 3

Uma carga e os elétrons deslocalizados da ligação dupla permitem que a carga “passeie” pelo anel, variando pelos átomos de carbono.

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados