Dê a estrutura do peptídeo formado pela reação do grupo ácido da tirosina com o grupo amino da glicina.

Passo 1

Primeiro a saber, um peptídeo é sempre formado pela união de 2 ou mais aminoácidos, que, ao reagirem com mais aminoácidos, tomando proporções cada vez maiores, formam as proteínas.

A reação de formação de um peptídeo é uma reação de condensação, em que vamos ter a perda de uma molécula de água e a formação de uma amida.

As amidas são caracterizadas pelo seguinte grupo funcional:

Onde os R são radicais, que podem ser grupos de átomos de carbono ou mesmo apenas hidrogênio.

Passo 2

E como exatamente essa reação acontece?

A partir da reação de um grupo amino com um grupo ácido carboxílico. Todos os aminoácidos possuem esses dois grupos em suas moléculas, sendo, por isso, ditos moléculas anfóteras (ou anfotéricas).

Temos a seguir a representação genérica dos grupos amino e ácido carboxílico:

Passo 3

Nos aminoácidos, dois dos radicais R serão sempre hidrogênios, não importando qual deles sejam. O outro vai ser um grupo de átomos de carbono, que representa o restante da molécula.

Agora temos as estruturas da tirosina e da glicina, respectivamente:

Como pedido, vamos reagir o grupo ácido da tirosina com o grupo amino da glicina. Pra haver a condensação com perda de água, H 2 O o grupo ácido (da tirosina) perde o O H e o grupo amino da glicina perde apenas um H .

Nisso, o nitrogênio vai se ligar ao carbono que antes estava ligado ao O H , formando um peptídeo. Ele vai ter a seguinte estrutura:

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro