Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 16.1 - Ex. 51
Explique a diferença entre um ligante de campo fraco e um ligante de campo forte. Quais medidas podem ser usadas para classificá-las como tal?
Passo 1
Beem teórica esta, não é?
Mas vamos com muita calma.
Os ligantes de campo fraco interagem fracamente com os elétrons d do íon metálico, portanto produzem apenas um pequeno campo ligante que divide os elétrons d nos seus estados de energia.
Já para os ligantes de campo forte ocorre a formação de um grande campo ligante, mantendo os elétrons d na camada menos energética.
Nos ligantes de campo fraco, elétrons desemparelhados permanecem desemparelhados se houver orbitais não preenchidos; portanto, é provável que um ligante de campo fraco leve a formação de um complexo de spin alto.
Já os ligantes de campo forte fazem com que os elétrons se emparelhem com elétrons em orbitais de menor energia. É provável que um ligante de campo forte leve a um complexo de spin baixo.
Na série espectroquímica podemos distinguir os ligantes de campo forte e campo fraco:
A medição da suscetibilidade magnética (paramagnetismo) pode ser usada para determinar o número de elétrons não pareados, o que, por sua vez, estabelece se o ligante associado é de campo fraco ou de campo forte na natureza.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)