Um dos isótopos de carbono de ocorrência natural é apropriado para a espectroscopia de RMN.
- Use fontes de literatura para determinar que isótopo do carbono tem spin ½ .
- Qual é a abundância natural desse isótopo de carbono?
- Sabendo que somente os núcleos que têm spin nuclear podem interagir para produzir estrutura fina em um espectro RMN, você esperaria ver o desdobramento devido às interações entre átomos de carbono vizinhos em uma molécula orgânica, como o propano, em um espectro de RMN de carbono?
- Você esperaria ver o desdobramento do sinal de hidrogênio no espectro de do propano devido às interações entre os núcleos de carbono e hidrogênio?
- Você esperaria ver o desdobramento do sinal de carbono em um espectro de RMN de carbono do propano devido às interações entre os núcleos de carbono e hidrogênio?
Passo 1
Fala aí! Vamos resolver essa questão? Vamos sim!!
Bom, começando pela letra a, pesquisando podemos encontrar que o isótopo do carbono com spin ½ é o .
Já na letra b, ele quer que a gente diga a abundância natural dele, ela será de 1,11%.
Show! Vamos continuar!
Passo 2
Agora na letra c, nós temos que dizer se esperamos ver desdobramento devido às interações entre átomos de carbono vizinhos em uma molécula orgânica… Bomm, essa resposta só pode ser não, né? Porque a possibilidade de encontrar doi núcleos vizinhos é muito baixa, muito mesmo, quer ver só?
Se nós vimos que a abundância dele na natureza é de 1,11%, então encontrar dois vizinho seria:
Que seria de 0,0123%, então é muito baixa! Show?
Passo 3
Já na letra d, ver o desdobramento do sinal de hidrogênio no espectro por causa das interações entre os núcleos de carbono e hidrogênio…
Nós podemos dizer que talvez possamos esperar sim, sabe porque? É que na maioria das vezes vamos ver hidrogênios ligados a carbonos , e nesse caso o sinal não será dividido. Mas como já vimos, em 1,11% dos casos vamos ver hidrogênios ligados a carbonos , então os sinais são fracos, mas existem e só vão poder ser observados por um espectro de alta qualidade.
Passo 4
Pra encerrar temos a letra e. E ela quer saber se a gente espera ver um desdobramento do sinal de carbono em um espectro de RMN causado pelas interações entre os núcleos de carbono e hidrogênio…
Bom, essa nós podemos dizer que sim! Apesar da gente saber que a quantidade de é baixa, mas sempre que for presente poderemos observar que a maioria dos hidrogênios ligados a ele terá spin e os carbonos vão nos mostrar uma estrutura fina que é consequência da divisão pelos átomos de hidrogênio, show?
Terminamos! Arrasamos!
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)