Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 19.Exercício - Ex. 81
(a) Explique as diferenças entre as estruturas primária, secundária e terciária e quaternária de uma proteína. (b) Identifique as forças que agem para manter cada estrutura em posição como ligações covalentes ou forças intermoleculares.
Passo 1
(a)Uma proteína é constituída por aminoácidos, ligados por uma ligação peptídica, característica da função amida.
Na forma linear dessa proteína, quando os resíduos dos aminoácidos não estabelecem interações entre si, dizemos que a proteína assume conformação primária.
Na conformação secundária, a proteína começa a se enovelar em forma de hélice (como um DNA) ou a se dobrar na forma de folhas. Isso se deve às forças intermoleculares que começam a se estabelecer entre os resíduos dos aminoácidos.
Na estrutura terciária, esses enovelamentos ficam bem mais complexos e começam a moldar no espaço tridimensional uma estrutura funcional pra proteína, que passa a exercer suas funções biológicas.
A estrutura quaternária nada mais é que um “amontoado” de proteínas na conformação terciária pra formar uma proteína maior e mais complexa, com mais funções ainda. Um exemplo desse tipo de proteína é a hemoglobina do sangue.
Passo 2
(b)As forças intermoleculares presentes nas proteínas podem ser hidrofílicas ou hidrofóbicas. Das hidrofílicas as mais presentes são as ligações de hidrogênio, e das hidrofóbicas são as forças de van der Waals, pelas cadeias carbônicas dos aminoácidos.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)