Íons radioativos de metais com meias-vidas muito curtas estão sendo intensamente estudados como fármacos, A estratégia é formar um complexo entre um ligante bem escolhido e o íon de metal que se agregue seletivamente a um tecido particular do organismo. Que propriedades do ligante são importantes para o desenho do radiofármacos como agentes terapêuticos? Veja o quadro 17.1

Passo 1

Para entendermos quais características o ligante deve ter, devemos lembrar como eles vão agir no tecido. O principal objetivo é atingir uma terminada célula do tecido, no caso nos tumores, devem destruir as células.

Um bom fármaco deve ser específico (atingir as células corretas); deve sair rápido do organismo, não deve ser toxico, ter a menor dose mínima possível para ter feito.

Portanto, o ligante deve ser específico, eficaz com uma baixa concentração, pouco toxico, ter meia vida curta e de fácil acesso.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A atividade de uma determinada fonte radioativa é de 5,3 × 10 5B q . Expresse esta atividade em curies.
Uma amostra de 2,0 kg absorve uma energia de 1,5 J como resultado de sua exposição à radiação β . Calcule a dose em rads e a dose equivalente em rems e em sieverts.
Sabe-se que um determinado contador Geiger responde por só 1 em cada 1.000 eventos radioativos de uma amostra. Calcule a atividade de cada fonte radioativa em curies, sabendo dos seguintes resultados:
Uma amostra de 1,5 g de tecido muscular absorve 2,6 J de energia como resultado de sua exposição à radiação α . Calcule a dose em rads e a dose equivalente em rems e em sieverts.
Determine o número de desintegrações por segundo para fontes radioativas de cada uma das seguintes atividades: 2,5μ C i ; 142 Ci; 7,2 mCi.