Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 15.1 - Ex. 46
Explique por que o tamanho dos átomos de silício não permite que o silício tenha uma estrutura análoga à da grafita.
Passo 1
A grafita, ou grafite, é um alótropo (espécie de um determinado elemento que pode variar em muitas estruturas cristalinas) em que temos átomos de carbono ligados uns aos outros em um arranjo hexagonal que se estende indeterminadamente por planos, chamados lamelas.
Essas lamelas se superpõem uns sobre os outros e podem deslizar uns sobre os outros, isso faz com que o grafite seja um excelente lubrificante – e também é o que explica o porquê de podermos usar um lápis de grafite para escrever, nada mais são que as lamelas se soltando do corpo do grafite e indo para o papel.
O grafite também tem elétrons livres que fazem com que seja um condutor de eletricidade.
O silício, por ser da mesma família que o carbono, em tese, poderia realizar o mesmo tipo de ligação, já que ambos os elementos são tetravalentes (fazem 4 ligações químicas). No entanto, o que impede o grafite de realizar o mesmo tipo de ligação que o carbono, estabelecendo cadeias hexagonais regulares em lamelas, é o fato de que o silício é grande demais para uma superposição de seus orbitais.
Dessa forma, o silício tem um arranjo tetraédrico amorfo (irregular) de seus átomos quando no estado sólido, Si (s).
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)