As fibras do polímero condutor polipirrol formam um tecido de camuflagem contra os radares. Como ela absorve micro-ondas, sem refletí-las até a fonte, o tecido parece um trecho de espaço vazio quando examinado com o radar.
- Qual é a hibridação dos átomos de do polipirrol?
- Explique por que o polipirrol absorve radiação de micro-ondas, o que não acontece com moléculas orgânicas pequenas.
Passo 1
Fala aí! Vamos resolver essa questão? Vamos sim!!
Bom, vamos começar observando a estrutura do polipirrol, beleza?
Show de bola! Agora podemos responder a letra a. Os átomos de nitrogênio no polipirrol fazem ligação do tipo , tranquilo?
Agora partiu letra b!
Passo 2
Para resolver a letra b, vamos pensar um pouco…
Bom, o nosso polipirrol apresenta uma cadeia grande, com ligações duplas que se alternam, o que resulta em um orbital não hibridado que pode se superpor a outro orbital de cada lado. É dessa forma que ocorre o deslocamento de elétrons em toda a cadeia, fazendo com que o polipirrol seja um material condutor, que é capaz de absorver micro-ondas.
Belezinha?
Conseguimos!
Resposta
- .
- O polipirrol apresenta uma cadeia com ligações duplas que se alternam, o que resulta em um orbital não hibridado que pode se superpor a outro orbital de cada lado. É dessa forma que ocorre o deslocamento de elétrons em toda a cadeia, fazendo com que o polipirrol seja um material condutor, que é capaz de absorver micro-ondas.