Enunciado

A figura 6.40 reproduz o diagrama de fases do sistema prata e estanho. Identifique cada região e descreva o que acontece quando se resfriam os líquidos com as composições a   e   b até a temperatura de 200 K .

Passo 1

Faala clóoviiss.. bora de mais diagrama de fase... Ajeita a postura e let’s bora!!

Seguinte, temos aí um diagrama de fases daqueles horríveis, de tirar o sono de qualquer estudante honesto. Mas esse até que esta bonitinho né, podia e provavelmente veremos alguns bem piores.

Ok, mas então vamos focar nessa criatura... tudo o que temos que fazer é identificar as fases e os que vai acontecendo conforme vamos resfriando um sistema; e faremos isso para duas composições diferentes (a) e (b).

Então, basicamente, é só pegar a bolinha lá em cima e ir descendo, e ver o que acontece, em quais regiões a gente vai entrar.

Antes de começar de fato, é muito álido lembrar que do lado direito do gráfico, o ponto mais alto ali representa o ponto de fusão da prata. 100 % A g → T ≅ 1000 ° C .

Enquanto que do lado esquerdo, aquela curvinha pequenininha que encontra o eixo quando 0 %   d e   A g é a fusão do estanho.

Show, até aqui puro conceito de diagrama.

Passo 2

Vamos então, começar com a bolinha (b):

Bom, primeiramente ele está na região líquida, conforme resfriamos, ele encontra a primeira fronteira, que representa o momento no qual haverá a precipitação de alguma quantidade de prata, pois perceba que estamos a baixo da fusão da prata.

Conforme descemos mais, entramos em uma outra região, na qual ocorrerá uma reação da prata e do estanho, formando um preciptado de A g 3 S n .

E então, conforme descemos até 200 ° C encontramos a região de eutético, onde teremos: praticamente A g 3 S n s + S n ( s ) .

Tranquilo por enquanto?? Tá comigo? Bora!!

Passo 3

Agora indo la na bolinha (a):

Estamos novamente numa condição inical de líquido, mas um resfriamento bem pequeno já nos coloca numa região onde há precipitação de prata.

Esfriando mais um bocado ainda, entramos numa região onde a amostra simplesmente se solidifica por completo. Sem formar A g 3 S n e com grande quantidades de A g .

Doidera não?! Esses diagramas são uma coisa de louco! Mas eu espero que você tenha entendido!

Até a próxima e se cuide!!

Resposta

Portanto: (b) -> Líquido -> Líquido + A g ( s ) -> Líquido +   A g 3 S n s -> Eutético: A g 3 S n s + S n ( s ) .

(a)-> Líquido -> Líquido + Ag(s)-> A g s + S n ( s )

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

15a – O metano (ponto de fusão a 91 K) e o tetrafluormetano (ponto de fusão a 89 K) não formam sólido e, na fase líquida, são apenas parcialmente miscíveis. A temperatura critica superior da mistura l
16a – Com as informações do exercício 6.15b, esquematize as curvas de resfriamento das soluções com x(B2H6) igual a (a) 0,10; (b) 0,30; (c) 0,50; (d) 0,80; e (e) 0,95.
3 – Os seguintes dados foram obtidos para as concentrações de equilíbrio líquido-vapor de misturas de nitrogênio e oxigênio a 100 kPa:Esboce o digrama de fases no plano da temperatura contra composiçã
7 – Esboce o diagrama de fases do sistema Mg/Cu com as seguintes informações: θf(Mg) = 648°C, θf(Cu) = 1085°C; formam-se dois compostos intermediários com θf(MgCu2) = 800°C e θf(Mg2Cu) = 580°C; há eut
5 – A tabela vista a seguir fornece as temperaturas de descontinuidade na inclinação e do patamar das curvas de resfriamento de sistemas binários de dois metais A e B. A partir da tabela, esboce o dia