15a – O metano (ponto de fusão a 91 K) e o tetrafluormetano (ponto de fusão a 89 K) não formam sólido e, na fase líquida, são apenas parcialmente miscíveis. A temperatura critica superior da mistura líquida é 94 K, com x(CF4) = 0,43. Há um eutético com x(CF4) = 0,88 e temperatura de 84 K.
A 86 K, a fase em equilíbrio com a solução líquida rica em tetrafluormetano se transforma de metano sólido e solução líquida rica em metano. Nessa temperatura, as duas soluções líquidas que estão em equilíbrio têm as composições x(CF4) = 0,10 e x(CF4) = 0,80. Esboce o diagrama de fases.
Passo 1
Para esboçarmos o diagrama, vamos precisar de algumas informações a respeito da mistura dos fluidos e também a respeito de cada fluido individual, informações que já foram fornecidas pelo enunciado.
Vamos primeiro pegar as temperaturas do ponto de fusão para cada fluido e correlaciona-los com a composição de CF4, que será a composição de referência para nosso diagrama.
Como foi dito que o metano tem ponto de fusão de 91 K, assim você vai colocar essa temperatura na composição de CF4 igual a zero, pois é uma característica de um fluido individual, assim considera-se que não temos CF4:
Já para o tetrafluorcarbono, a temperatura de fusão é 89 K e a composição é a composição de CF4 é igual a 1, pois nesse caso não temos o metano, assim:
Passo 2
Com as outras informações fornecidas pelo enunciado podemos montar o diagrama e chegando que: