Identifique o ácido e base nas seguintes reações:

(b) C H 3 N H 2 a q + C H 3 C O O H a q → C H 3 N H 3 + a q + C H 3 C O 2 - a q

Passo 1

Para identificar o ácido e a base em uma reação, precisamos entender o que é um ácido e o que é uma base. Segundo Bronsted-Lowry, um ácido é um doador de prótons e uma base é um aceitador de prótons. Portanto em solução, o ácido doará um próton ( H + ) enquanto a base receberá esse próton.

Passo 2

Na reação

C H 3 N H 2 a q + C H 3 C O O H a q → C H 3 N H 3 + a q + C H 3 C O 2 - a q

Podemos observar que o C H 3 C O O H doará um próton indo a C H 3 C O 2 - , e o C H 3 N H 2 receberá um próton indo a C H 3 N H 3 + .

Resposta

Logo, podemos afirmar que:

O ácido é C H 3 C O O H

A base é C H 3 N H 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Identifique (a) o ácido e a base de Brønsted e (b) a base e o ácido conjugado formado na seguinte reação: H N O 3 ( a q ) + H P O 4 a q - ⇌ N O 3 a q - + H 2 P O 4 a q .
Abaixo, estão os modelos moleculares de dois oxoácidos. Escreva o nome de cada ácido e desenhe o modelo de sua base conjugada. (Vermelho = O, cinza claro = H, verde = Cl, azul = N).
Identifique o ácido e base nas seguintes reações:C H_3 N H_2 ( a q ) + H_3 O^+ (a q) - C H_3 N H_3^+ ( a q ) + H_2 O ( l )
62 Explique por que N H 3 é uma base de Bronsted fraca em água e o N F 3 não mostra sinais de basicidade.
25. (a) Explique por que a dissolução de um sal de crômio (III) produz uma solução ácida. (b) Explique por que adição lenta de íons hidróxido a uma solução que contém íons crômio (III) produz inicialm