Neste capítulo, todos os valores calculados para o pH e o pOH devem ser arredondados para duas casas decimais, salvo instruções em contrário.

O procedimento descrito no Problema 14-8 foi utilizado para determinar o pH com o alaranjado de metila como indicador. A razão de concentração das formas ácida e básica do indicador era de 1,64. Calcular o pH da solução.

Passo 1

Fala galera, beleza? Bora resolver o nosso exercício? Vamos lá.

Vamos considerar a reação do ácido abaixo:

I n H + + H 2 O → H 3 O + + I n

A expressão da constante do ácido acima, fica:

K a = H 3 O + I n I n H +

A concentração da relação I n H + I n = 1 , 64 e o K a do azul de bromotimol é igual a 3 , 4 7 × 10 - 4 . Se substituirmos na fórmula anterior:

3 , 4 7 × 10 - 4 = H 3 O + 1 , 6 4

H 3 O + = 5 , 69 × 10 - 4 M

Logo, o p H será:

p H = - log ⁡ H 3 O +

p H = - log ⁡ 5 , 69 × 10 - 4 = 3 , 2 4

Resposta

p H = 3 , 2 4

Exercícios de Livros Relacionados

Por que é impossível titular todos os três prótons do ácido fosfórico em solução aquosa?
Sugerir um indicador que possa ser utilizado para determinar o ponto final para a titulação do primeiro próton no H 3 P O 4 .
Propor um indicador que possa ser utilizado para determinar o ponto final para a titulação dos primeiros dois prótons no H 3 P O 4 .
Fornecer um indicador que possa ser usado na determinação das quantidades de H 3 P O 4 e N a H 2 P O 4 em uma solução aquosa.
Proporcionar um indicador adequado para as titulações baseadas nas seguintes reações; usar 0,05m o lL - 1 se for necessária a concentração no ponto de equivalência. H 3 A s O 4 + N a O H → N a H 2 A s