Neste capítulo, todos os valores calculados para o pH e o pOH devem ser arredondados para duas casas decimais, salvo instruções em contrário.

Calcular o pH de uma solução de NaOH 9,00% (m/m) e cuja densidade é de 1,098 g/mL.

Passo 1

Fala galera, beleza? Bora resolver o nosso exercício? Vamos lá.

O enunciado dos diz que a densidade do N a O H = 1,0 98   g / m L

N a O H = 9 % = 9 100 g

Para calcular o p H da solução de N a O H , temos que calcular primeiro a concentração molar do O H - . Podemos calcular:

O H - = %   d a   m a s s a   d e   N a O H × d e n s i d a d e   d o   N a O H M M   d o   N a O H

O H - = ( 0 , 09 × 1,0 98 ) 40,0 = 2 , 4 7   M

Beleza, e para calcularmos o valor de p H , vamos usar a concentração acima:

p H = 14 + log ⁡ O H -

p H = 14 + 0,39 = 14,39

Opa, a escala de p H vai de 0 - 14 e achamos um valor acima de 14. Está errado? No caso, como estamos falando de uma base extremamente básica, o p H calculado será acima de 14. Logo não está errado.

Resposta

p H = 14,39

Exercícios de Livros Relacionados

Descrever a composição de uma solução que produziria uma curva de titulação que se assemelharia à (ver figura abaixo): (a) curva B. (b) curva A. (c) curva E.
Explique resumidamente por que a curva B não pode descrever a titulação de uma mistura de H3PO4 e de NaH2P.
Identificar pela letra a curva (ver figura abaixo) que você esperaria na titulação de uma solução que contém:(a) maleato dissódico, Na2M, com ácido padrão.(b) ácido pirúvico, HP, com base padrão.(c) c
Uma amostra de 10,00m L de vinagre (ácido acético, C H 3 C O O H ) foi pipetada para um frasco, ao qual foram adicionadas duas gotas de fenolftaleína, e o ácido foi titulado com N a O H0,1008m o lL /
Calcular o peso equivalente do ácido oxálico desidratado ( H 2 C 2 O 4⋅ 2 H 2 O ,126,1 g / m o l ) quando é titulado com:(a) indicador verde de bromocresol;(b) indicador fenolftaleína.