Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 15.1 - Ex. 100
Prediga o poder oxidante relativo de H2XeO4 e H4XeO6. Explique suas conclusões.
Passo 1
Átomos com alto número de oxidação vão ter muita avidez por elétrons. Isso foi discutido na questão 99, e retomamos aqui. Quanto maior for esse NOx, maior é a tendência do átomo em ganhar elétrons pra que ele consiga reduzir um pouco esse NOx, porque, geralmente, números de oxidação altos desestabilizam o átomo. Por consequência, a espécie química toda não é muito estável e costuma reagir com facilidade pra se tornar outra substância.
No caso desses dois ácidos, temos pros NOx’s do xenônio, em cada caso, calculado a seguir:
Passo 2
Pro H2XeO4:
Onde é o NOx do xenônio.
Pro H4XeO6:
Onde é o NOx do xenônio.
Passo 3
Acredite por ora, mas +8 é um NOx ABSURDAMENTE ALTO. São poucos os átomos que conseguem alcançar esse estado de oxidação. O mais próximo que a gente tem disso é o manganês, no íon permanganato, MnO4-, tendo NOx +7 (o íon é uma espécie altamente oxidante!)
Por fim, ambas as espécies têm NOx’s bem altos e certamente são agentes oxidantes fortíssimos, mas, não tenha dúvidas: H4XeO6 é a espécie com maior poder oxidante devido ao NOx extremamente elevado.
Resposta
H4XeO6 tem o maior poder oxidante por conta do maior NOx do ametal central, xenônio.