Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 2.1 - Ex. 87
Use os raios covalentes da Fig. 2.21 para para calcular os comprimentos de ligação da seguinte molécula. a)CF4 b)SiF4 c)SnF4
Explique as tendências dos valores calculados.
Passo 1
Vemos aqui uma ampliação da Figura 21, que nos informa os raios covalentes dos principais elementos do bloco p e do Hidrogênio (em picômetro). Onde aparece mais de um valor, eles se referem a ligações simples, duplas e triplas (S,D,T).
Passo 2
Com essas informações, conseguimos prosseguir, visto que o comprimento de ligação é aproximadamente igual à soma dos raioscovalentes dos átomos envolvidos na ligação.
Como vimos no passo anterior, ocorre uma ligação simples entre F e cada um dos elementos do grupo 14, a seguir:
C-F = 77+58 = 135
Si-F = 111+58 =169
Sn-F= 141 +58 =199
Passo 3
Como vimos no passo anterior, encontramos o comprimento de ligação dos Fluoretos em questão, agora precisamos explicar a tendência dos valores encontrados.
O comprimento de ligação no grupo IV aumenta segundo o esquema abaixo:
Para explicar esta tendência, teremos que usar outro conceito que nós já conhecemos, a força de ligação.
Vamos relembrar o que é a força de ligação? Então, força de ligação é medida pela energia de ligação, ou seja, quanto maior a energia, mais forte a ligação.
O que acontece é que uma ligação vai ser mais fraca, se os átomos não podem se aproximar e como o raio covalente também aumenta nesta direção, é claro que a força irá diminuir e o comprimento de ligação aumentar, tornando o CF4 mais estável que o SNF4, por exemplo.
Resposta
a)C-F = 135 pm
b)Si-F =169 pm
c)Sn-F=199 pm