Radiação Não Ionizante

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!

Hoje vamos falar um pouco sobre as radiações não ionizantes.

As radiações não ionizantes, como o próprio nome já diz, são radiações que não são capazes de ionizar um átomo, ou seja, elas não possuem energia suficiente para arrancar um elétron do átomo, diferentemente das radiações ionizantes. E aí você deve pensar: Ahh, de boas então, as radiações não ionizantes não devem fazer mal a ninguém. É aí que você se engana haha.

Embora as radiações não ionizantes não sejam capazes de arrancar um elétron do átomo, elas possuem energia para excitar um átomo, ou seja, possuem energia para movimentar os elétrons no interior do átomo, levando-os para uma camada de energia mais externa. Esse fenômeno pode levar a quebra de moléculas e ligações químicas, desencadeando outros processos.

Você já deve ter ouvido falar nas radiações infravemelho e ultravioleta. Elas são exemplos de radiações não ionizantes. A exposição prolongada a elas pode causar câncer de pele, queimaduras e problemas de visão. E adivinha qual a principal fonte emissora dessas radiações? O SOL. Por isso é tão importante usar protetor solar e evitar ficar muito tempo exposto ao sol. Pega essa dica aí kkkk.

Um outro exemplo de radiação não ionizante são as radições de micro-ondas. Sim, é exatamente essa radiação que é utilizada no forno de micro-ondas, que muita gente tem em casa, para esquentar a comida. Fique atento ao utilizar o forno de micro-ondas também, sempre seguindo as orientações corretas, porque a exposição a essa radiação pode gerar vários danos à saúde.

Isso é o que temos para hoje sobre as radiações não ionizantes. Além dessas radiações, temos também as radições ionizantes, que são bem perigosas. Se quiser saber mais sobre elas confere nosso tópico de Radiação Nuclear clicando aí 😆

Conteúdos Complementares