Reação de Esterificação
Resumo
Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!
A Reação de Esterificação é a reação na qual ocorre a produção de ésteres. Basicamente, a gente tem uma reação reversível (ocorre tanto no sentido direto, quanto no sentido inverso) entre um ácido carboxílico e um álcool, gerando um éster e eliminando água:

Essa produção de ésteres é de extrema importância para as áreas de solventes, polímeros, essências e fragâncias sintéticas.
Falamos no início que a reação de esterificação é reversível, ou seja, a reação inversa pode ocorrer, e essa reação inversa chamamos de Hidrólise.

Pensando que a reação inversa pode acontecer, se queremos produzir o éster precisamos aplicar ao processo as condições adequadas para que a reação direta ocorra preferencialmente. A esterificação é facilitada com o aumento da temperatura e presença de um catalisador, já a hidrólise acontece com o excesso de água no meio ou adição de uma base forte, que reage com o ácido (reagente), deslocando o equilíbrio para a formação de reagentes e não de produtos.
Uma informação interessante é que quando o ácido carboxílico utilizado é um anidrido, ou seja, temos dois grupamentos carboxílicos, ao invés de termos como produto um éster e água, temos um éster e um ácido:

Agora, você está preparado para arrasar nas questões sobre esterificação 😆