Reações Orgânicas
Resumo
Partiu iniciar os estudos sobre as Reações Orgânicas?
As reações orgânicas são reações químicas que acontecem entre compostos orgânicos.
Podem classificar essas reações orgânicas em 4 grandes grupos:
- Reações de Adição;
- Reações de Substituição;
- Reações de Eliminação;
- Reações de Oxidação.
Vamos entender o conceito geral de cada um desses grupos de reações orgânicas a seguir.
Reações de Adição
Nessas reações, ocorre a adiação de novos átomos a uma molécula orgânica.
Acontece em composto orgânicos de cadeia aberta e insaturada. De forma geral, o que acontece é que a dupla (ou tripla) ligação é rompida e aos átomos de carbono, que formavam essa ligação, são adicionados novos átomos.
Dá uma olhada aqui:

As reações de adição podem ainda ser subdivididas em:
- Reações de Hidratação: Quando ocorre a adição de água, ou seja, o átomo representado por
,no esquema geral acima, é o hidrogênio e é o grupamento .

- Reações de Hidrogenação: Ocorre a adição de átomos de hidrogênio.

- Reações de Halogenação: Ocorre a adição de halogênios.

Reações de Substituição
Nessas reações ocorre a substituição de um átomo (ou grupo de átomos) por outro átomo (ou grupo de átomos) na molécula orgânica.
Olha aqui a imagem pra entender melhor:

Notou com o átomo
Assim como as reações de adição, as reações de substituição também podem ser divididas em outros subgrupos. Um exemplo são as reações de nitração, na qual ocorre a substituição por um grupo nitro
Tem diversos outros subgrupos, que não vou falar aqui agora, se não essa introdução fica grande demais hahaha. Mas nós temos esse conteúdo e você poderá encontrá-lo ao final dessa página, navegando pelo nosso Raio-X.
Reações de Eliminação
Nessas reações, como o nome já sugere, ocorre a eliminação de um ligante do carbono. É a reação contrária a reação de adição, nela os ligantes são eliminados e uma ligação dupla (ou tripla) é formada.

As reações de eliminação também são subdividas e essas subsdivisões são abordadas no nosso conteúdo completo desse assunto, que você pode conferir, novamente navegando pelo nosso Raio-X.
Reações de Oxidação
Essas reações são aquelas nas quais ocorre transferência de elétrons entre as moléculas orgânicas.
Essas não tem uma regrinha geral tão clara quanto as outras, mas o que acontece é que o NOX da molécula orgânica aumenta (molécula oxida) ou diminuiu (molécula reduz) devido a essa reação.
Esses são os 4 principais grupos de reações orgânicas. O que eu mostrei aqui pra você foi um apanhado geral, mas a gente chegou a comentar que esses grandes grupos podem ser subdivididos e o conteúdo completo sobre todas essas subdivisões você encontra aqui no Responde Aí. Confere o nosso Raio-X, logo aqui em seguida, e veja todo o conteúdo que organizamos pensando no melhor para o seu estudo 👇🏽