Escreva um programa que receba quatro inteiros representando dois horários (horas e minutos de cada um dos horários) e retorne uma string no formato '...h ... m' com a diferença em horas e minutos entre os dois horários. Considere que o segundo horário será sempre posterior ao primeiro.
Passo 1
Fala aí! Pra começar esse exercício, precisamos pedir pro usuário digitar os dois horários. Vamos fazer isso usando a função input(). Mas, horas e minutos são dados numéricos inteiros. Se a gente espera números inteiros do usuário, precisamos converter o resultado da função input(). Isso porque a função input() sempre retorna string.
Pronto! Agora calcular a diferença entre os dois horários, considerando que o segundo horário é posterior (isso tá escrito no enunciado, jae?).
Passo 2
Pra gente conseguir calcular a diferença, precisamos passar tudo pra minutos! Então, vamos criar variáveis chamadas “minutos_totais”.
Beleza! Agora que a gente já tem os minutos totais dos dois horários, a gente pode subtrair um do outro pra calcular a diferença.
Com a diferença total em minutos, a gente pode dividir em minutos e horas usando os operadores matemáticos de divisão inteira e resto.
Beleza, agora a gente já tem a diferença entre os horários em horas e minutos. Precisamos só exibir pro usuário!
Passo 3
Cara, pra gente exibir pro usuário, vamos recorrer a nossa queridíssima função print(). Porém, o enunciado especificou o formato de saída. Pra gente deixar a saída no formato que o enunciado pediu, vamos converter as variáveis numéricas pra string usando a função str(). Isso porque, no formato de string, a gente pode usar concatenação (unir string usando o operador +). Com concatenação, a gente pode fazer a formatação de boa! Olha:
A gente converteu a diferença das horas pra string e unimos com um ‘h’. Depois unimos tudo isso com a diferença dos minutos em string, e depois unimos de novo com o ‘m’. Pronto!! Nosso programinha tá funcionando!
Te vejo no próximo exercício, hein! Não me deixa esperando...