Faça um programa que recebe do usuário uma citação e exibe, entre aspas duplas, a citação lida.
Passo 1
Fala aí! Pra gente resolver esse aqui, vamos precisar lembrar das paradas das aspas. Pra gente criar uma string em Python, precisamos delimitar por aspas no nosso código.
Então, como podemos usar aspas dentro das strings?! Essa é a ideia do exercício! Vamos começar perguntando a citação pro usuário, e pra isso a gente vai usar a função input().
Beleza! Nesse momento a gente tem, dentro da variável “citacao”, a entrada do usuário. Precisamos exibi-la de volta entre aspas no nosso próximo passo.
Passo 2
Pra gente exibir informações pro usuário, usamos a função print(). Uma particularidade da função print() é que é possível exibir dados, um do lado do outro, separando-os por aspas! Saca só:
Como esses três itens vão ser exibidos lado a lado, o resultado vai ser a citação recebida entre aspas. Se liga também que a string termina quando a gente digita a mesma aspa que a gente começou.
Por isso, a gente consegue colocar aspas simples (‘) dentro de uma string que foi criada com aspas duplas (“), e vice versa. Além desse método, a gente também podia ter feito isso usando a contra barra.
Dessa forma, apesar de ter começado a string com aspas duplas (“), também conseguimos colocar uma aspa igual dentro da string. Se liga que, nesse caso, a contra-barra (\) não aparece no resultado final, ok?!