Ar a 70 °F e 100 psia é soprado através de um meio poroso saturado com água líquida a 70 °F. Determine a pressão parcial máxima da água evaporada no ar quando ela emerge do meio poroso.

Passo 1

Tá legal, nesse exercício, precisamos primeiro descobrir qual é a pressão de saturação a 70 °F para o ar, para isso vamos recorrer as tabelas do apêndice A, no entanto, precisamos primeiro converter a temperatura para celsius, então, teremos:

T = 70   ° F = 21,11   ° C

E, de acordo com as tabelas do apêndice A, a pressão de saturação da água a essa temperatura será:

P s a t = 2,523   k P a

Passo 2

Então, como a fração molar de ar na água líquida é zero, então teremos somente a pressão referente ao vapor de água, então a pressão parcial máxima de água evaporada no ar quando ela emerge do meio poroso será:

P v , m a x = P s a t → P v , m a x = 2,523   k P a

Resposta

P v , m a x = 2,523   k P a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Usando os dados de solubilidade de um sólido em um líquido especificado, explique como você determinaria a fração molar do sólido no líquido na interface a uma temperatura especificada.
Mostre que uma mistura de líquido e vapor saturados de refrigerante 134a a -20 °C atende ao critério do equilíbrio de fases.
Calcule o valor da função de Gibbs para o vapor saturado a 300 °F em líquido saturado, vapor saturado e uma mistura de líquido e vapor com um título de 60%. Demonstre que o equilíbrio de fases existe
A qual temperatura a fase líquida de uma mistura oxigênio-nitrogênio a 100 kPa terá uma fração mássica do nitrogênio de 60%?
Usando o diagrama de equilíbrio líquido-vapor de uma mistura de oxigênio e nitrogênio a 100 kPa, determine a temperatura na qual a fase de vapor será composta por 79% de N 2 e 21% de O 2 .