Considere uma mistura de oxigênio e nitrogênio na fase gasosa. Quantas propriedades independentes são necessárias para definir o estado do sistema?

Passo 1

Beleza! Nesse exercício então temos uma mistura composta de duas substâncias, o oxigênio e o nitrogênio, de modo que temos:

C = 2

Em que C é o número de componentes da amostra. E o enunciado nos disse também que ambos estão na fase gasosa, de modo que:

F = 1

Passo 2

Então, com os dados do passo 1, nós podemos aplicar a regra das fases de Gibbs vista nessa seção, dada pela equação 16-20:

V I = C - F + 2

Em que V I é o número de propriedades independentes para definir o estado do sistema, C é o número de componentes do sistema e F é o número de fases. Então, substituindos os valores obtidos no passo 1 nessa equação, temos:

V I = 2 - 1 + 2 → V I = 3

Resposta

V I = 3

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma mistura de amônia-água está a 10 °C. Determine a pressão do vapor da amônia, considerando que a fração molar da amônia no líquido corresponde a (a) 20% e (b) 80%. A pressão de saturação da amônia
Ar a 70 °F e 100 psia é soprado através de um meio poroso saturado com água líquida a 70 °F. Determine a pressão parcial máxima da água evaporada no ar quando ela emerge do meio poroso.
Considere uma bebida carbonada em uma garrafa a 27 °C e 130 kPa. Considerando que o espaço de gás acima do líquido consiste em uma mistura saturada de C O 2 e vapor de água, e considerando também que
Considere um tanque que contém uma mistura líquido-vapor de água saturados em equilíbrio. Parte do vapor pode escapar do tanque a uma temperatura e a uma pressão constantes. Isso perturbará o equilíbr
Considere uma mistura de duas fases de amônia e água em equilíbrio. Essa mistura pode existir em duas fases à mesma temperatura, mas a uma pressão diferente?