Usando os dados da constante de Henry para um gás dissolvido em um líquido, explique como você determinaria a fração molar do gás dissolvido no líquido na interface a uma temperatura especificada.

Passo 1

Usando os dados da constante de Henry H para um gás dissolvido em um líquido, a fração molar do gás dissolvido no líquido na interface em uma temperatura dada por ser encontrada através da lei de Henry.

Passo 2

A lei de Henry foi apresentada nessa seção, é a equação 16-22 e é dada por:

y i ,   l a d o   d o   l í q u i d o = P i , l a d o   d o   g á s H

Nesse caso, temos P i ,   l a d o   d o   g á s como sendo a pressão parcial do gás i na interface no lado do gás.

Resposta

y i ,   l a d o   d o   l í q u i d o = P i , l a d o   d o   g á s H

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Mostre que uma mistura de água líquida saturada e vapor de água saturado a 300 kPa atende aos critérios do equilíbrio de fases.
Usando os dados de solubilidade de um gás em um sólido, explique como você determinaria a concentração molar do gás no sólido na interface sólido-gás a uma temperatura especificada.
Considere uma mistura de oxigênio e nitrogênio na fase gasosa. Quantas propriedades independentes são necessárias para definir o estado do sistema?
Usando os dados de solubilidade de um sólido em um líquido especificado, explique como você determinaria a fração molar do sólido no líquido na interface a uma temperatura especificada.