Água subterrânea está sendo bombeada para uma piscina com área superficial de 6 m x 9 m, enquanto a água da piscina é despejada por um orifício com 7 cm de diâmetro a uma velocidade

média constante de 4 m/s. Considerando que o nível da água da piscina se eleva a uma taxa de 2,5 cm/min, determine a taxa com a qual a água é fornecida para a piscina, em m³/s.

Passo 1

Entendendo o problema:

Ne problema, água está sendo bombeada para uma piscina e ao mesmo tempo escoando da piscina através de um orifício. A Figura 1 esquematiza o processo. O enunciado informa os dados a respeito da vazão do orifício pelo qual a água deixa a piscina, e também informa a taxa de acúmulo de água. O problema pede então a taxa volumétrica com que a água está sendo fornecida para a piscina.

Figura 1: Água sendo bombeada para uma piscina e ao mesmo tempo vazada através de um orifício

Ao observar o princípio da conservação de massa, a quantidade de água acumulada na piscina é igual a quantidade que é fornecida menos a quantidade que deixa o recipiente pelo orifício. Matematicamente, este balanço de massa é dado por:

(1)

A água para esse caso pode perfeitamente ser admitida como um fluido incompressível, o que significa que sua densidade é constante. Relembrando a relação entre massa, densidade e volume, uma vez que a densidade é constante, a conservação de massa se aplica também ao volume. Assim a equação (1) pode ser escrita para o volume:

(2)

Ou seja, a taxa volumétrica com que a água é fornecida à piscina, é igual à variação de volume de água na piscina somada com a taxa volumétrica com que a água sai pelo orifício.

Passo 2

Calculando a taxa volumétrica de saída e a taxa de acúmulo de volume de água na piscina:

Deve-se lembrar que a taxa volumétrica de fluido que atravessa uma determinada área é dada pelo produto de velocidade do fluido pela área de seção transversal. Assim:

(3)

A velocidade com que a água atravessa o orifício, bem como suas dimensões são informadas no enunciado do problema. Substituindo os valores, a taxa volumétrica de saída é

O problema fornece a área superficial da piscina e também a taxa com que a altura da água na piscina aumenta. A taxa de acúmulo do volume de água pode então ser calculada, uma vez que é o produto dessas duas grandezas. Então:

Passo 3

Calculando a taxa volumétrica de entrada:

De posse da taxa volumétrica de saída e da taxa de acúmulo, recorremos à equação (2) para calcular a taxa volumétrica de entrada. Assim:

Resposta

Taxa de água fornecida à piscina:

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

22- Ar a 35° C e 105k P a escoa numa tubulação retangular com dimensões iguais a 100 e 150m m . Sabendo que a vazão é igual a 0.015m 3 / s , calcule a velocidade média deste escoamento.
Uma vazão em massa de 0,1k g / s de vapor saturado de R - 134 a deixa o evaporador de uma bomba de calor a 10 ° C . Qual é o menor diâmetro de tubo que pode ser utilizado, neste local, se a velocidade
Uma tubulação ( d=50m m ) é utilizada para transportar 0,05k g / s de N 2 a 15° C e 0,2M P a . Uma válvula da tubulação é fechada e passa a provocar uma queda de pressão de 30k P a no escoamento. Admi
Um aquecedor de ar doméstico (veja a F i g .P 6.27 ) é alimentado com 0,25m 3 / s de ar a 100k P a e 17° C . O ar é descarregado do aquecedor a 52° C e 110k P a . Sabendo que o ar é descarregado atrav
Uma banheira que, inicialmente, estava vazia e com o ralo tampado está sendo alimentada com 10 quilogramas de água por minuto. Após 10 minutos do início da operação de enchimento, a tampa do ralo foi