Enunciado

Um arranjo pistão-cilindro vertical contém inicialmente 0,2   m 3 de ar a 20   ° C . A massa do pistão é tal que ele mantém uma pressão interna constante de 300   k P a . Uma válvula que está conectada ao cilindro é então aberta, e o ar escapa até que o volume dentro do cilindro diminua pela metade. Ocorre uma transferência de calor durante o processo, para que a temperatura do ar do cilindro permaneça constante. Determine (a) a quantidade de ar que restou no cilindro e (b) o calor trocado.

Passo 1

Hey hey, vamo lá! Um cilindro vertical contém inicialmente ar à temperatura ambiente. Agora uma válvula é aberta, e o ar pode escapar a pressão e temperatura constantes até que o volume do cilindro desça pela metade. A quantidade de ar que deixou o cilindro e a quantidade de transferência de calor devem ser determinadas.

Passo 2

(a) Nós tomamos o tanque como o sistema, que é um volume de controle desde que a massa atravessa o limite. Observando que as energias microscópicas de fluidos fluidos fluidos fluidos e não fluidos são representadas pela entalpia h e energia interna u, respectivamente, os balanços de massa e energia para este sistema de fluxo uniforme podem ser expressos como:Equilibrio de massa:

Equilibrio de energia:

As massas de ar inicial e final no tanque são

Portanto do equilibrio de massa:

Passo 3

(b) Este é um processo de pressão constante, e portanto a W b e a Δ U podem ser combinados em Δ H !

Observando que a temperatura do ar permanece constante durante este processo, temos o,

Também,

Logo,

Resposta

a ) m e = 0.357   k g

b ) Q = 0

Ver Outros Exercícios desse livro