Uma atmosfera padrão é definida como a pressão produzida por uma coluna de mercúrio com exatamente 76   c m de altura, à temperatura de 0 ° C e em um ponto em que g = 980,665   c m / s 2 .

a) Por que a temperatura e a aceleração da gravidade devem ser especificadas nesta definição?

b) Calcule a pressão em N   m - 2 produzida por uma coluna de mercúrio de densidade 13,6   g   c m - 3 , com 76   c m de altura e em um ponto em que g = 980   c m   s - 2 .

Passo 1

Fala galerinha, beleza?

Esse é um problema bem legal em que vamos discutir um pouco sobre a definição de uma atmosfera padrão de pressão.

No item (a), ele quer saber por que devemos especificar a temperatura e a aceleração da gravidade na definição de uma atmosfera padrão de pressão. A resposta é bastante simples na verdade.

Como ele define essa unidade em termos da pressão produzida por uma coluna de líquido, temos que lembrar que uma coluna de líquido com densidade ρ exerce uma pressão

p = ρ g h

Portanto, a pressão depende tanto da densidade do líquido como da aceleração gravitacional local, além obviamente da altura h . Isso já justifica a parte da aceleração gravitacional.

Passo 2

Uma outra coisa que você deveria saber é que o mercúrio é um líquido com alto poder de se expandir e se contrair quando a temperatura é alterada. Isso faz com que sua densidade seja muito sensível com a temperatura. Por isso, temos que especificar muito bem a temperatura para ter uma densidade bem definida. Se a temperatura fosse outra, a densidade mudaria e isso alteraria o valor padrão de uma atmosfera de pressão.

Passo 3

O item (b) é só usar a fórmula que eu apresentei no passo 1:

p = ρ g h

Todavia, é importante usar as unidades do SI para achar a pressão em N / m 2 . Assim, temos que considerar g = 980   c m / s 2 = 9,8   m / s 2 , h = 76   c m = 0,76   m e ρ = 13,6   g / c m 3 = 13,6 ⋅ 10 3   k g / m 3 :

p = 13,6 ⋅ 10 3 ⋅ 9,8 ⋅ 0,76 = 1,013 ⋅ 10 5   N / m 2

Esse é o valor da pressão pedida.

Resposta

A temperatura determina a densidade. A pressão depende da densidade do líquido e da aceleração gravitacional local.

p = 1,013 ⋅ 10 5   N / m 2

Exercícios de Livros Relacionados

Usando nomenclatura similar à do problema anterior, caracterize os seguintes processos.(b) Um gás contido em um cilindro provido de um êmbolo é lentamente expandido. A temperatura permanece constante.
A pressão de um gás ideal mantido a volume constante é dada pela equação P = A T Onde T é a temperatura termodinâmica e A é uma constante. Sejam a temperatura T * definida por T * = Bl n ⁡ ( C T ) Ond
A pressão de um gás ideal mantido a volume constante é dada pela equação P = A T Onde T é a temperatura termodinâmica e A é uma constante. Sejam a temperatura T * definida por T * = Bl n ⁡ ( C T ) Ond
Suponha que um valor numérico 100 seja atribuído à temperatura do ponto de vapor, e que a razão de duas temperaturas seja definida como a razão limite, quando P 3 → 0 , das pressões correspondentes de
Usando nomenclatura similar à do problema anterior, caracterize os seguintes processos.(e) Um pêndulo com um suporte sem atrito oscila para frente e para trás.