Considere um ciclo Ericsson de padrão aéreo ideal que tenha um regenerador ideal, conforme mostrado na Fig. P11.85. A alta pressão é de 1 MPa e a eficiência do ciclo é de 70%. O calor é rejeitado no ciclo a uma temperatura de 300 K e a pressão do ciclo no início do processo de compressão isotérmica é de 100 kPa. Determine a alta temperatura, o trabalho do compressor e o trabalho da turbina por quilograma de ar.

Passo 1

EAE GALERINHA, tudo sussa com vocês? Espero que sim! Nessa questão, usaremos os gráficos de Carnot para achar os valores correspondentes de pressão e temperatura.

Passo 2

Agora, vamos partir para as formulas e achar a temperatura, o trabalho do compressor e o trabalho da turbina. Para a temperatura:

Passo 3

Para o trabalho do compressor:

Para o trabalho da turbina:

Resposta

η T H = 1000   K

q L = 198.25

W T = 660.8   k J / k g

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Refaça o problema anterior admitindo que o calor específico do ar é variável (utilize a Tab. A.7).
Repita o Prob. 11.71 admitindo que seja acrescentado, ao ciclo, um regenerador que apresenta eficiência igual a 75%.
A seção da turbina em um motor a jato recebe gás (suponha o ar) a 1200 K, 800 kPa com uma atmosfera ambiente a 80 kPa. A turbina é seguida por um bico aberto para a atmosfera e todo o trabalho da turb
Uma turbina a gás com ar como fluido de trabalho tem duas seções de turbina ideais, como mostrado na Fig. P11.79, a primeira das quais aciona o compressor ideal, com a segunda produzindo a potência de
Repita o Problema 11.71, mas suponha que o compressor tenha uma eficiência isentrópica de 85% e a turbina uma eficiência isentrópica de 88%.