A seção da turbina em um motor a jato recebe gás (suponha o ar) a 1200 K, 800 kPa com uma atmosfera ambiente a 80 kPa. A turbina é seguida por um bico aberto para a atmosfera e todo o trabalho da turbina aciona um compressor recebendo ar a 85 kPa, 270 K com a mesma vazão. Encontre a pressão de saída da turbina de modo que o bico tenha uma velocidade de saída de 800 m / s. A que pressão o compressor pode levar o ar que entra?

Passo 1

EAE GALERINHA, tudo sussa com vocês? Espero que sim! Aqui vamos entender o processo reversível e adiabático da turbina e do bico. Isso nos dá a constante s da equação 8.32, e daí a gente relaciona a temperatura e a pressão.

Passo 2

Logo disso, calcularemos a pressão no bico:

Passo 3

Calculando a temperatura para o compressor:

Um compressor reversível e adiabático, tem uma equação:

Resposta

P 2 = 340.7   k P a

P e = 899   k P a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Defina a eficiência de um regenerador usado em ciclos de turbina a gás.
O processo de expansão de único estágio de um ciclo Brayton ideal sem regeneração é substituído por um processo de expansão de múltiplos estágios com reaquecimento entre os mesmos limites de pressão.
Um motor de avião opera em um ciclo Brayton simples ideal com uma razão de pressão igual a 10 . Calor é então adicionado ao ciclo a uma taxa de 500k W ; ar passa pelo motor a uma taxa de 1k g / s–a r
Repita o P r o b .9 – 98 considerando uma razão de pressão igual a 15 .
Considere um ciclo Brayton simples que utiliza ar como fluido de trabalho, tem uma razão de pressão igual a 12 , uma temperatura máxima de ciclo de 600° C e opera na admissão do compressor a 90k P ae1