Considere um ciclo de refrigeração em cascata de dois estágios e um ciclo de refrigeração por compressão de dois estágios com um separador de líquido. Ambos os ciclos operam entre os mesmos limites de pressão e usam o mesmo refrigerante. Qual sistema você escolheria? Por quê?

Passo 1

Oi pessoal, tudo bem?

Bem, o sistema de refrigeração em cascata em dois estágios pode ter grande aplicação devido a possibilidade de se trabalhar com refrigerantes que possuam características mais desejáveis para cada ciclo. E, assim como o ciclo de refrigeração por compressão de dois estágios com um separador de líquido, é muito empregado pois a quantidade de calor absorvida no espaço refrigerado é maior que nos ciclos convencionais, resultando em um maior COP.

Resposta

Porém, nesse caso, como a comparação se faz entre os mesmos limites de pressão e utilizando o mesmo refrigerante, favoreceríamos o sistema de refrigeração por compressão de dois estágios com uma câmara de flash, pois é mais simples, mais barato, e possui melhores características de transferência de calor.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Em ciclos combinados gás-vapor, qual é a fonte de energia do vapor?
Um ciclo combinado gás-vapor utiliza uma turbina a gás simples para o ciclo do topo e um ciclo Rankine simples para o ciclo de baixo. Ar atmosférico entra na turbina a gás a 101 kPa e 20 °C, e a tempe
Considere uma usina de potência com ciclo combinado gás-vapor que produz uma potência líquida de 450 MW. A razão de pressão do ciclo da turbina a gás é 14. O ar entra no compressor a 300 K, e na turbi
Um regenerador ideal é adicionado ao ciclo a gás do ciclo combinado no Prob. 10-85. Qual é a mudança na eficiência desse ciclo combinado?
Determine quais componentes do ciclo combinado no Prob. 10-85 têm o maior desperdício de potencial de trabalho.