A constante de equilíbrio para a reação C + 1 2 O 2 ⇌ C O a 100 kPa e 1.600 K é K p . Utilize essa informação para encontrar a constante de equilíbrio para as seguintes reações a 1.600 K.

(a) a 100 kPa C + 1 2 O 2 ⇌ C O

(b) a 500 kPa C + 1 2 O 2 ⇌ C O

(c) a 100 kPa 2 C + O 2 ⇌ 2 C O

(d) a 500 kPa 2 C O ⇌ 2 C + O 2

Passo 1

E aí feras, “blz”? Vamos resolver esse problema alocando cada item em um passo diferente. Dessa forma, temos:

(a) Essa reação é o inverso da reação conhecida de C O . Desse modo, a constante de equilíbrio é:

1 K p

Passo 2

(b) Essa reação também é o inverso da reação conhecida de C O , apenas com uma pressão diferente. Entretanto, como a pressão não afeta a constante de equilíbrio, temos:

1 K p

Passo 3

(c) Neste caso, a reação é a mesma que a reação conhecida de C O multiplicada por 2 . Então a constante de equilíbrio é:

K p 2

Passo 4

(d) Aqui temos a mesma reação que ocorre em (c), apenas com uma pressão diferente. Como a pressão não afeta a constante de equilíbrio, temos:

K p 2

Resposta

(a) 1 K p

(b)   1 K p

(c) K p 2

(d) K p 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um bloco de alumínio de 30 kg inicialmente a 140 °C é colocado em contato com um bloco de ferro de 40 kg a 60 °C em um invólucro isolado. Determine a temperatura.
Um bloco de cobre de 75 kg inicialmente a 110 °C é jogado em um tanque isolado que contém 160 L de água a 15 °C. Determine a temperatura de equilíbrio final e a variação total de entropiadesse process
Algumas propriedades dos gases ideais, como a energia interna e a entalpia, variam apenas com a temperatura – ou seja, u = u(T) e h = h(T). Isso também vale para a entropia?
A entropia de um gás ideal pode variar durante um processo isotérmico?
Um gás ideal passa por um processo entre duas temperaturas especificadas, primeiramente a uma pressão constante e, depois, a um volume constante. Para qual caso o gás ideal experi-menta a maior variaç