Determine o trabalho de fronteira realizado durante um processo de expansão, considerando que os valores da pressão e do volume em vários estados são medidos como 300 kPa, 1 L; 290 kPa, 1,1 L; 270 kPa, 1,2 L; 250 kPa, 1,4 L; 220 kPa, 1,7 L e 200 kPa, 2 L.

Passo 1

Para determinar o trabalho total realizado nesse processo, devemos plotar todos os pontos de pressão e volume num diagrama P-V.

Devemos relembrar que o trabalho pode ser definido como:

W f =   ∫ 1 2 P d V

Devemos lembrar também que o significado de uma integral é a área embaixo de uma curva.

Logo, para calcular o valor do trabalho de fronteira, devemos plotar um gráfico e calcular a área da figura que se forma.

Passo 2

Devemos, primeiro, organizar os dados de pressão e volume em uma tabela. Além disso, para que possamos calcular o trabalho em k J devemos converter os valores de volume de L para , lembrando que 1 L vale 0,001 :

Com esses dados, podemos plotar o gráfico no Excel (ou em qualquer software de sua preferência):

Resposta

É possível notar que o gráfico tem uma tendência linear, e a figura geométrica abaixo da curva é um trapézio. Devemos lembrar, então, a fórmula da área de um trapézio:

A t r a p é z i o =   ( B a s e   m a i o r + b a s e   m e n o r ) ( a l t u r a ) 2

Ao comparar com o nosso gráfico, podemos notar que a base maior do trapézio se trata da pressão de 300 k P a , enquanto a base menor trata-se da pressão de 200 k P a e a altura é a variação de volume entre os estados 1 e 2. Assim:

W f =   A 1 = ( P 1 + P 2 ) ( V 2 - V 1 ) 2   = ( 300   k P a + 200   k P a ) ( 0,002   m ³ - 0,001   m ³ ) 2  

W f = 0,25   k J

O sinal positivo indica que trabalho foi realizado pelo sistema.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Considere um dispositivo cilindro-pistão com 0,5k g de vapor saturado de R-134a a - 10° C . O fluido é então comprimido até uma pressão de 500k P a em um processo politrópico com n = 1,5 . Determine o
O arranjo cilindro-pistão mostrado na Fig. P4.21 contém bióxido de carbono a 300k P a e 100° C com um volume de 0,2m 3 . Pesos são adicionados sobre o pistão de tal forma que o gás é comprimido de aco
Um balão comporta-se de tal modo que a pressão em seu interior é proporcional ao quadrado do diâmetro. Ele contém 2k g de amônia a 0° C , com título igual a 60 % . O balão e a amônia são então aquecid
Considere um sistema de aquecimento de ar residencial. Examine os seguintes sistemas quanto a troca de calor:a. A câmara de combustão e o lado dos gases de combustão da superfície de transferência de
Determine o trabalho no Problema 3.42.