Enunciado

Dê um exemplo

(c) de um processo irreversível isotérmico.

Especifique o sistema cuidadosamente em cada caso.

Passo 1

Assim como na alternativa anterior, vamos primeiro ver as definições relativas aos processos desejados! Temos:

Um processo isotérmico é aquele que acontece com temperatura constante

Um processo irreversível é aquele que não pode ser revertido através da mudança

Beleza, sabendo isso, estamos prontos para dar um exemplo! Bora lá!

Passo 2

Vamos imaginar a situação em que temos um gás dentro de um recipiente de paredes adiabáticos. No entanto, uma das paredes é móveis, como no esquema a seguir:

A linha verde indica a parede móvel! Se tivermos atrito entre a parede móvel e a parede fixa, este processo será irreversível! Note que coloquei massas infinitésimas d m sobre a parede móvel, de forma que o peso individual de cada uma destas massas influencia o equilíbrio mecânico do sistema! Ao tirar uma das massas infinitesimais temos que a pressão interna irá empurrar a parede móvel aumentando o volume em uma quantidade infinitesimal d V e a pressão irá diminuir de uma quantidade d P , já que esta é uma expansão isotérmica. Como temos atrito entre as paredes, existe um trabalho realizado pelo atrito que impede que o sistema volte a mesma posição inicial quando simplesmente se coloca uma nova massa d m para substituir a que foi retirada, portanto, este é um processo irreversível!

A questão foi isso, te vejo na próxima! Tchauzinho!

Resposta

Ao longo dos passos!

Exercícios de Livros Relacionados

Para que um sistema esteja em equilíbrio termodinâmico, a temperatura e a pressão precisam ser as mesmas em todos os lugares?
O peso de um sistema e uma propriedade intensiva ou extensiva?
Qual e a diferença entre as propriedades intensivas e extensivas?
Mostrar que o momento magnético, M , de um material paramagnético é uma função de estado, ao mostrar que d M é uma diferencial exata.
(a) use o fato de d v ser uma diferencial exta e as definições de βek para provar que ∂ β ∂ P T = - ∂ k ∂ T P (b) da figura 2-16, obtenha uma equação linear que dê aproximadamente a relação entre keT