Enunciado

Ar externo ( c p = 1,005   k J / k g ° C ) deve ser preaquecido por gases de exaustão quentes em um trocador de calor com escoamento cruzado antes de entrar em um forno. O ar entra no trocador a 101   k P a e 30   ° C a uma taxa de 0,5   m 3 / s . Os gases de combustão ( c p = 1,10   k J / k g ° C ) entram a 240   ° C a uma vazão de 1,1   k g / s e saem a 190   ° C . Determine a taxa de transferência de calor para o ar e a taxa de destruição de exergia no trocador de calor.

Passo 1

Vamos lá, estudantes! O ar é pré-aquecido por gases de escape quentes num permutador de calor de fluxo cruzado. A taxa de transferência de calor e a taxa de destruição por esforço no permutador de calor devem ser determinadas. As temperaturas específicas do ar e dos gases de combustão são de 1,005   e 1,10   k J / k g . ° C , respectivamente. A constante de gás do ar é R = 0,287   k J / k g . K (Tabela A-1).

Passo 2

Analisando, nós tomamos os tubos de escape como o sistema, que é um volume de controle. O balanço energético para este sistema de fluxo constante pode ser expresso na forma de taxa como,

Então a taxa de transferência de calor dos gases de escape torna-se,

A taxa de fluxo de ar em massa é,

Observando que a perda de calor pelos gases de escape é igual ao ganho de calor pelo ar, a temperatura de saída do ar torna-se,

Passo 3

Logo, a taxa de geração de entropia dentro do permutador de calor é determinada pela aplicação da forma de taxa do balanço de entropia em todo o permutador de calor:

Observando que a pressão de cada fluido permanece constante no permutador de calor, a taxa de geração de entropia é

A exergia destruída durante um processo pode ser determinada a partir da formula abaixo!

Resposta

X d e s t r u i d o = 14.4   k W  

Ver Outros Exercícios desse livro