Um inventor afirma ter inventado uma máquina que aceitar 10 7 J a uma temperatura de 400 K, rejeita 4 E 6 J a uma temperatura de 200 K e libera 3,6 E 6 J de trabalho mecânico. Você aconselharia um investimento de dinheiro para por essa máquina no mercado? Como você descreveria essa máquina?

Passo 1

Olá, aqui quem fala é a Jacyara do Responde Aí. Como você está? Está tudo em cima?

Bem, hoje vamos resolver mais uma questãozinha de Termodinâmica

Aqui temos uma questão de máquinas térmicas, para resolver essa questão o legal é ver a eficiência da máquina e compará-la com a de Carnot, sabe porquê?

Bem, já sei que você lembra. Mas vamos falar mesmo assim, a eficiência da máquina de Carnot é a maior eficiência possível de uma máquina térmica, então vamos ver o quão distante está dela e vamos verificar se o investimento vale a pena, belezinha?

Para isso vamos precisar das fórmulas de eficiência:

η = W Q q

η c a r n o t = 1 - T f T q

E aí podemos ir? Então vamos lá.

Passo 2

Primeiramente vamos calcular a eficiência de Carnot, que é dada pela seguinte expressão:

η c a r n o t = 1 - T f T q = 1 - 200 400 = 1 - 1 2 = 1 2

Agora vamos calcular a eficiência da nossa máquina:

η = 3,5 E 6 10 7 = 3,5 E - 1 = 0,35

Comparando as eficiências temos que:

η η c a r n o t = 0,35 0,5 = 0,7

Passo 3

A máquina projetada tem uma eficiência que corresponde a 70% da eficiência máxima que é a de Carnot, portanto, a máquina é devidamente eficiente e o investimento parece muito favorável.

Resposta

A máquina é eficiente e o investimento é muito interessante.

Exercícios de Livros Relacionados

Uma bomba manual para bicicletas tem um volume de 25c m 3 quando completamente estendida. Você pressiona então o pistão da bomba bloqueando o orifício de saída com o dedo polegar, de forma que uma pre
Considere uma bomba em um ciclo de calor com o R - 22 como fluido de trabalho. Calor é rejeitado do R - 22 a 40° C durante um processo no qual o R - 22 a 40° C muda de vapor saturado para líquido satu
Resolva o problema 8.14 substituindo o refrigerante R - 22 pelo R - 134 a .
Água a 200k P a e com x = 1,0 é comprimida até 1,0M P a e 250° C num processo reversível em um conjunto cilindro-pistão. Determine os sinais para o trabalho e para transferência de calor.
Um quilograma de água, a 500 ° C , e 1k g de vapor d’água saturado, ambos a 200k P a , são misturados em um processo adiabático e a pressão constante. Determine a temperatura final e a geração de entr