Em um motor térmico de Carnot, a adição de calor muda o fluido de trabalho de líquido saturado para vapor saturado em T, P. O processo de rejeição de calor ocorre em temperatura e pressão mais baixas (T - ∆T), (P - ∆P). O ciclo ocorre em um arranjo de cilindro de pistão onde o trabalho é um trabalho de limite. Aplique a primeira e a segunda lei com aproximações simples para a integral igual ao trabalho. Em seguida, mostre que a relação entre ∆P e ∆T resulta na equação de Clapeyron no limite ∆T → dT.

Passo 1

Salve galera, tudo tranquilo com vcs? 😊 Espero que sim! Bora pra essa questão que é tudo nosso!

Problema semelhante ao desenvolvimento na seção 13.1 para trabalho de eixo, aqui trabalho de movimento de limite,

Passo 2

Aproximando:

Coletando termos:

(quanto menor o ∆P, melhor será a aproximação)

Resposta

Δ P Δ T = s f g 1 2 v 2 + v 3 - 1 2 ( v 1 + v 4 )

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Observe que o valor de d p d T na linha de vaporização é finito na região próxima do ponto crítico enquanto os valores de h l v e s l v tendem a zero. Como isso pode acontecer?
É possível afirmar alguma coisa sobre o equilíbrio da fase I do gelo mostrada na Fig. 3.7 com as outras formas de gelo utilizando a equação de Clayperon como argumento inicial?
Uma aproximação para a pressão de saturação pode ser ln Psat = A - B / T, onde A e B são constantes. Para qual transição de fase isso é adequado e quais tipos de variações de propriedade são assumidas
Calcule os valores hfg e sfg para o nitrogênio a 70 K e a 110 K da equação de Clapeyron, usando a pressão necessária e os valores de volume específicos da Tabela B.6.1.
Amônia a –70oC é usada em uma aplicação especial com uma qualidade de 50%. Suponha que a única tabela disponível seja B.2 que desce até –50oC. Para dimensionar um tanque para conter 0,5 kg com x = 0,5