Enunciado

Observe que o valor de d p d T na linha de vaporização é finito na região próxima do ponto crítico enquanto os valores de h l v e s l v tendem a zero. Como isso pode acontecer?

Passo 1

Pessoal, alguns de vocês após lerem esse enunciado devem ter ficado tipo:

Ou o melhor meme de 2020:

Mas relaxa que eu vou mastigar tudo aqui pra vocês! Se liga oh: O valor de é dado por

d p d T = h l v s l v

Passo 2

E ele fala também que ele é “finito na região próxima do ponto crítico enquanto os valores de h l v e s l v tendem a zero”.

Hmmmmmm, isso lembra vocês algo? Pra mim lembra. Aquele problema manjadasso de cálculo 1, que fala de um valor x que vai para um ponto onde ambas as funções f e g vão para zero. Ou seja, basta a gente relacionar esse problema com o outro. Um limite finito para a razão é obtido se as duas primeiras derivadas forem diferentes de zero, então temos:

d P d T → d h l v d T d T s l v d T → 0

Da mesma forma que:

T → T c

E é dessa forma que o valor da razão se aproxima do ponto crítico! Sacaram?! Então até a próxima galera!

Resposta

Ponto crítico relacionado ao ponto critico nos limites

T → T c

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

É possível afirmar alguma coisa sobre o equilíbrio da fase I do gelo mostrada na Fig. 3.7 com as outras formas de gelo utilizando a equação de Clayperon como argumento inicial?
Uma aproximação para a pressão de saturação pode ser ln Psat = A - B / T, onde A e B são constantes. Para qual transição de fase isso é adequado e quais tipos de variações de propriedade são assumidas
Calcule os valores hfg e sfg para o nitrogênio a 70 K e a 110 K da equação de Clapeyron, usando a pressão necessária e os valores de volume específicos da Tabela B.6.1.
Amônia a –70oC é usada em uma aplicação especial com uma qualidade de 50%. Suponha que a única tabela disponível seja B.2 que desce até –50oC. Para dimensionar um tanque para conter 0,5 kg com x = 0,5
Em um motor térmico de Carnot, a adição de calor muda o fluido de trabalho de líquido saturado para vapor saturado em T, P. O processo de rejeição de calor ocorre em temperatura e pressão mais baixas