Uma mulher com sede abre a geladeira e pega uma bebida gelada enlatada a 40 °F. A lata poderá “transpirar”, considerando que essa pessoa aprecia a bebida em uma sala a 80 °F e 50% de umidade relativa?

Passo 1

Para responder essa questão, vamos precisar saber a temperatura do ponto de orvalho do ar no interior dessa sala, daí, precisaremos da pressão de vapor de água presente no ar, assim, utilizaremos a seguinte expressão:

P v = ϕ P g , 80 ° F

onde ϕ é a umidade relativa do ar dentro da sala e P g , 80 ° F é a pressão de saturação do vapor de água à temperatura de 80 °F. Analisando as tabelas de vapor saturada encontradas no final do livro, verificamos que em uma temperatura de 80 °F a pressão de saturação será de 0,50745 psia. Logo,

P v = 0,5 0 × 0,50745   p s i a ≅ 0,25 4   p s i a

Passo 2

Para encontrar a temperatura do ponto de orvalho do ar na sala teremos de encontrar a temperatura de saturação do vapor de água a uma pressão de 0,254 psia, então, teremos de voltar a tabela de vapor saturado e procurar a temperatura de saturação relacionada a pressão de 0,254 psia.

Não temos dados relacionados a pressão de 0,254 psia nas tabelas, assim, foi utilizado uma calculadora de vapor de água encontrada facilmente na internet, por lá adicionamos a pressão desejada e assim conseguimos encontrar a temperatura do ponto de orvalho, que é a temperatura de saturação do vapor sendo de 59,74 °F.

Passo 3

Temos que a temperatura do ponto de orvalho da sala é de 59,74 °F, ou seja, abaixo dessa temperatura a umidade irá começar a condensar. Como a lata está a 40 °F, abaixo da temperatura do ponto de orvalho, a umidade irá condensar ao redor da lata, sendo assim, poderíamos visualizar a lata “transpirando”.

Resposta

Logo, a lata irá “transpirar”.

Ver Outros Exercícios desse livro