Enunciado
Termodinâmica - Moran e Shapiro - Princípios de Termodinâmica para Engenharia- Ed: 7º - Capítulo 4.Problemas - Ex. 54
Nitrogênio é comprimido em um compressor axial operando em regime permanente de uma pressão de (103,4 kPa) e uma temperatura de 50°F (10°C) até uma pressão de (413.7 kPa). O gás entra no compressor através de um duto de 6 in (0.15 m) de diâmetro com uma velocidade de 30 ft/s (9.1 m/s) e sai a 198°F (92,2 °C) com uma velocidade de 80 ft/s (24,4 m/s). Utilizando o modelo de gás ideal e desprezando as perdas de calor e os efeitos da energia potencial, determine a potência de acionamento do compressor em hp.
Passo 1
Se liga galera, que essa vai ser mais fácil que tirar doce da boquinha de neném, boraaaaaaaa?
Obtenha o peso molecular do nitrogênio na tabela do apêndice A-1E “Pesos atômicos ou moleculares e propriedades críticas de alguns elementos e compostos selecionados”.
Calcule o volume específico na entrada usando a equação do gás ideal.
Substituindo os devidos valores, teremos
Passo 2
Calcule a taxa de fluxo de massa usando a equação
Substituindo os devidos valores
Passo 3
Obtenha as entalpias do gás nitrogênio na temperatura de entrada e na temperatura de 510°R (ou 50°F) saída de 658°R ( ou 198°F), Tabela do apêndice A-23E, “Propriedades ideais do gás de gases selecionados “
Passo 4
Aplicaremos a equação do balanço de energia para o compressor como um sistema. Despreze as taxas de transferência de calor e os efeitos potenciais da energia no sistema. Além disso, assim o fluxo de estado estacionário .
Onde está a entrada de energia do compressor
Substituindo
Resposta
Portanto, a entrada de energia do compressor é de -23.6 hp. O valor é negativo porque o trabalho é feito no sistema.