O particulado (partículas solidas muito pequenas) formando num processo de combustão deve ser estudado. Um dos objetivos deste estudo é o conhecimento do comportamento da pressão de sublimação desta substância em função da temperatura. Suponha que os únicos dados experimentais disponíveis são: temperatura de ebulição normal e entalpia de vaporização, , na pressão normal ( e temperatura de fusão e entalpia de fusão, , na pressão normal. A partir destas informações, desenvolva um procedimento que estime a pressão de sublimação em função da temperatura.
Passo 1
FALA AE PAE, tamo como? um dois, um dois, PIQUE DE JOGADOR, você que vem de uma sequência, chega comigo, bora pra outra. Primeiramente, vamos analisar o diagrama de Pressão por Temperatura abaixo, no qual , , :
Assumiremos , usaremos a seguinte equação:
(1)
Dito isto, vamos para o problema!
Passo 2
Bem, iniciaremos integrando os termos separáveis na equação (1):
Os limites de integração podem ser observados no diagrama presente no enunciado, estaremos abrangendo toda aquela área para determinar a pressão de sublimação, por conta de , a integral se torna:
Com isso, descobrimos uma expressão que permite obter a Pressão no ponto crítico a partir da temperatura. Aplicaremos um método parecido para a Pressão de sublimação:
Questão finalizada! Bons estudos e fica bem.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)