A pressão atmosférica médica em Spokane, Washington (altitude 2.350 pés), corresponde a 13,5 psia, e a temperatura média no inverno equivale a 36,5 °F. O teste de pressurização de uma casa antiga com 9 m de pé direito e uma área de 4.500 revelou que a taxa de infiltração média sazonal da casa é de 2,2 renovações de ar por hora (RAH), ou seja, o ar que entra na casa é substituído completamente 2,2 vezes por hora pelo ar exterior. Sugere-se que a taxa de infiltração da casa pode ser reduzida pela metade (1,1 RAH), preparando-se as portas e janelas para o inverno. Considerando que a casa é aquecida por gás natural, cujo custo unitário é de US$1,24/ therm, e que a estação de aquecimento dura seis meses, determine quanto o dono da casa vai economizar anualmente com os custos de aquecimento para esse projeto de preparação para o inverno. Considere que a casa seja mantida a 72 °F em todos os momentos e que a eficiência da caldeira é de 0,92. A carga de calor latente durante o período de aquecimento pode ser considerada desprezível.
Passo 1
Vamos assumir que:
A casa é mantida a 72 ° F em todos os momentos.
A carga de calor latente durante a estação de aquecimento é insignificante.
O ar infiltrado é aquecido a 72 ° F antes de se filtrar.
O ar é um gás ideal com aquecimentos específicos constantes à temperatura ambiente.
As mudanças nas energias cinética e potencial são insignificantes.
Existem condições de fluxo estáveis.
Sabemos que a constante de gás do ar é . O calor específico do ar à temperatura ambiente é de .
Então, a densidade do ar nas condições externas é
E o volume da casa é:
Passo 2
O balanço energético é:
, já que
A redução na taxa de infiltração é de 2,2 - 1,1 = 1,1 ACH. A redução da carga de calor sensível à infiltração correspondente a ela é
O número de horas durante um período de seis meses é 6 × 30 × 24 = 4320 h. Observando que a eficiência do forno é de 0,92 e o custo unitário do gás natural é de US $ 1,24 / term, a energia e o dinheiro economizados durante o período de 6 meses são: