Enunciado

Uma quantidade de calor de 100 kJ é transferida diretamente de um reservatório quente a 1.200 K para um reservatório frio a 600 K. Calcule a variação da entropia dos dois reservatórios e determine se o princípio de aumento da entropia é satisfeito.

Passo 1

O calor é transferido diretamente de um reservatório de fonte de energia (quente) para um dissipador de energia (frio), como mostra o esquema. Devemos calcular a alteração da entropia dos dois reservatórios e determinar se o princípio do aumento da entropia é satisfeito.

Passo 2

Para calcularmos a variação de entropia, faremos da seguinte maneira:

∆ S = Q H T H + Q L T L = - 1 00 1 2 00 + 100 600 = 0,083 3   k J / K

A partir do valor de variação de entropia encontrado, vemos que o valor de entropia nesse processo aumentou, portanto, essa transferência de calor é possível.

Resposta

∆ S =   0,0833   k J / K

Essa é uma Transferência de calor possível

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Dois blocos de aço, cada um com massa igual a 5k g , são colocados em contato térmico. Inicialmente, um bloco apresentava temperatura igual a 250 ° C e outro 25 ° C . Determine a temperatura final de
Um quilograma de ar a 300K e 0,1M P a é misturado com um quilograma de ar a 300K e 0,2M P a num processo adiabático e que ocorre num vaso fechado. Determine a temperatura após o processo de mistura e
Água a 100k P a e 150 ° C recebe 75k J / k g de calor num processo reversível. Considere os seguintes processos: isotérmico, isocórico e isobárico. Qual deste processo apresenta a maior variação de en
Dióxido de carbono é comprimido num processo politrópico com n = 1,2 . Como as propriedades termodinâmicas u ,h ,s ,peT varia nesse processo.
Vapor saturado d’água a 200k P a é comprimido até a pressão de 600k P a num processo adiabático reversível. Determine o volume específico e a temperatura da água no estado final desse processo.