Reconsidere o Prob. 8–118. Usando o EES (ou outro programa), investigue o efeito do estado do vapor de água na entrada do aquecedor de água de alimentação sobre a razão entre os fluxos de massa e sobre a potência reversível. Considere uma variação de 200   k P a a 2.000   k P a para a pressão de vapor extraída. Trace um gráfico para a razão entre os fluxos e para o trabalho reversível desse processo por unidade de massa da água de alimentação como funções da pressão de extração.

Passo 1

Vamos lá, estudantes! O problema 8-118 é reconsiderado. O efeito do estado do vapor na entrada do aquecedor de água de alimentação sobre a relação entre a vazão de massa e a potência reversível deve ser investigado. Usando o EES, vamos ter que, primeiro, definir as variáveis de temperatura e pressão!

Para a água de alimentação,

Passo 2

Agora para os valores de contorno,

Passo 3

Por fim, o trabalho reversível é dado por Eq. 7-47, onde a transferência de calor é zero (o aquecedor de água de alimentação é adiabático) e a Exergia destruída é igual a zero

Simulando com esses dados, temos:

E,

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

7 Faça uma comparação entre as ordens de grandeza dos trabalhos realizados nos processos 1 – 2c e 1 – 2a mostrados na Fig. 4.8.
113- Um conjunto cilindro-pistão-mola contém, inicialmente, 50l i t r o s de refrigerante R - 134 a a 20° C e título de 24% . O conjunto é aquecido e não se restringe o movimento do pistão.Nota-se que
Um pistão de massa igual a 2 kg é baixado 0,5 m no campo gravitacional padrão. Determine a força requerida e o trabalho envolvido no processo.
O pistão de um cilindro hidráulico tem área de seção transversal igual a 25c m 2 e a pressão do fluido é igual a 2M P a . Se o pistão for movimentado de 0,25 m, quanto trabalho será realizado?
Um elevador levanta uma caçamba de areia de 100 kg a 10 metros em 1 minuto. Determine o trabalho total realizado nesse processo.